Coordenação: Bruno Konder Comparato

 

O projeto de pesquisa Policing protests and the quality of democracy in Brazil and Northern Ireland (Policiamento de manifestações e a qualidade da democracia no Brasil e na Irlanda do Norte), financiado pela British Academy e pelo Newton Fund, propõe realizar uma análise comparativa dos modelos de policiamento de manifestações adotados no Brasil, com foco em São Paulo, e na Irlanda do Norte. O ponto de partida da pesquisa são as formas mais abertamente repressivas como as polícias brasileiras têm lidado com manifestações e protestos a partir de 2013. Por um lado, essas formas encontram-se alinhadas à tendência internacional de repressão a protestos, que se estabeleceu nas democracias do Atlântico Norte a partir dos acontecimentos de Seattle, em 1999. Por outro lado, porém, essa formas também encontram amplo respaldo em grupos e culturas institucionais de cunho autoritário presentes nas polícias brasileiras, e que têm sido responsáveis pela criação, manutenção e expansão de linhas de resistência à democracia e, portanto, de permanência autoritária. Nesse sentido, a pesquisa busca analisar, a partir de entrevistas com representantes da sociedade civil e policiais, e da comparação com o caso da Irlanda do Norte, os impactos do policiamento de manifestações para a qualidade da democracia brasileira.

Como extensão universitária, o projeto realizou um workshop com policiais e representantes da sociedade civil no 15º Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, além de apresentar a mesa O policiamento de manifestações na Irlanda do Norte no mesmo evento. Ainda como extensão universitária, estão em produção um conjunto de recomendações a partir das boas práticas discutidas no workshop e um mini documentário, que aborda o tema do policiamento de manifestações no Brasil.

A equipe do projeto, composta por pesquisadores dos campi Guarulhos (Bruno Konder Comparato e Liana de Paula) e Osasco (Cláudia Moraes de Souza e Esther Solano), e parceiros da Queen’s University Belfast (John Topping) e da Ulster University (Tim Chapman).

 

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