FOTOCLAUDIAMORAES7

Foto: Claudia Moraes de Souza

 

Instalado na Unifesp e signatário da política para observatórios desta universidade, o Observatório da Democracia e dos Direitos tem como missão efetivar a tríade ensino, pesquisa e extensão, além de se orientar pelo referenciamento social da universidade pública.  A relevância acadêmica que almejamos integra:

  • Pesquisa, produção e sistematização de dados locais, regionais, estaduais e nacional;
  • Ensino, a partir da transformação dos resultados da pesquisa em conteúdos didático-pedagógicos; e
  • Extensão, que possibilita a construção de redes de produção de conhecimento compartilhado entre a comunidade Unifesp, a sociedade civil e as instituições de governo.

Em nossos referenciais, relevância acadêmica e relevância social se fundem. A missão integradora do ensino à pesquisa e extensão alimenta e potencializa a associação da Unifesp com instituições e organizações sociais e políticas, a partir da parceria com agentes e sujeitos dos territórios. A associação, a parceria e a produção compartilhada de conhecimentos através de projetos de pesquisa potencializa fatores do desenvolvimento local e regional de relevância social. Assim, por meio do Observatório, busca-se contribuir para o desenvolvimento regional e local a partir da promoção da aplicação de conhecimentos construídos de forma participativa com a sociedade civil e o poder público, construindo indicadores para referenciar planos, projetos, programas e políticas públicas.

 Nossos objetivos são:

  • Gerar articulações entre os campi Unifesp, municípios, organizações sociais e centros de pesquisa para refletir sobre a qualidade da democracia e a garantia de direitos.
  • Estimular vínculos entre universidade, sociedade civil e poderes públicos na organização das reivindicações da sociedade civil referentes aos direitos sociais, civis, políticos, econômicos e culturais, bem como na formulação de pensamentos e estratégias públicas para a efetivação dessas prerrogativas.
  • Produzir conhecimento, assessorar, compor frentes no campo da democracia participativa e das políticas públicas e defesa dos direitos políticos, sociais, culturais e econômicos.
  • Trocar experiências sobre o tema da democracia, direitos e cidadania em todas as regiões do Brasil.
  • Reconhecer e apoiar experiências inovadoras e boas práticas no campo da democracia desenvolvidas em nível local, regional, estadual e nacional.
  • Ampliar a rede sociopedagógica da universidade para influenciar na elaboração de políticas públicas, torná-las efetivas e criar práticas de intervenção social nos espaços populares.
  • Desenvolver sistemas de avaliação e monitoramento de políticas públicas para os diversos níveis da administração pública.
  • Produzir e estimular o registro da história local, destacando movimentos sociais, associações civis e sindicais, organizações sociais e coletivos empenhados na luta pela democracia, cidadania e justiça social, o que inclui processos de construção da história e memória da participação social na construção de políticas públicas.
  • Criar repositório de dados das pesquisas em políticas públicas e participação social.