Produzido pela pesquisa Policiamento de manifestações e a qualidade da democracia no Brasil e na Irlanda do Norte, o documentário “Protesto não é crime” aborda a ação policial ocorrida nas manifestações da cidade de São Paulo entre 2013 e 2015. 

O documentário surge como resultado da pesquisa que buscou compreender como a polícia brasileira age nas manifestações do país desde 2013. A pesquisa propõe que a amplitude que tomaram os protestos nessa época, não vista desde as movimentações pela redemocratização no começo da década de 80, revelou que a polícia não estava preparada para lidar com manifestações de grande porte. No estudo comparativo entre as autoridades policiais de Belfast e São Paulo, percebemos o contraste entre uma polícia que atua com a sociedade civil e uma que atua contra a sociedade civil, ocultando seus protocolos e percebendo a ocupação das ruas pelos cidadãos não como um direito, mas como uma ameaça à ordem pública.

Os testemunhos coletados ao longo do filme – dentre ativistas, jornalistas, representantes de ONG's e ex-ouvidores da PM – indicam uma tendência da polícia brasileira em reprimir fortemente mobilizações de cunho popular e oriundos de movimentos que têm como objetivo reivindicar os direitos civis, políticos e sociais.

Foto: Claudia Moraes

Os relatos também põem luz a uma agressão direcionada principalmente a partir dos recortes de raça, gênero e classe social, evidenciando uma violência dessas autoridades movida pela herança histórico-cultural das desigualdades no país. Assim, alternando imagens da repressão desde a transição da ditadura civil-militar e vídeos dos protestos de 2013-14, o documentário aponta para uma crise das instituições policiais e jurídicas que, por carregarem ainda as mesmas estruturas do regime autoritário de 1964-1985, ameaçam a legitimidade de uma democracia no Brasil.

 

 

O documentário será exibido no 46º encontro anual da ANPOCS, em Campinas. Clique aqui para saber mais sobre o evento.

Para voltar, clique em Início.